HISTÓRIA NO BRASIL
O movimento dos Gideões no Brasil teve início em 1953, inspirado pela liderança do Rev. Gutemberg de Campos, com a proposta de formar um grupo de 300 líderes evangélicos para promover a fé, a moral e combater os vícios sociais. José Ramos Vilas Boas, professor e agrimensor em Belo Horizonte, destacou-se como o primeiro Gideão brasileiro em 1956, financiando pessoalmente a distribuição de Bíblias em hotéis e realizando a primeira distribuição oficial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Em 1957, E.B. Forbes, representante dos Gideões Internacionais, foi enviado para expandir o movimento na América Latina. Em 1958, o primeiro Campo Gideônico no Brasil foi instalado em Belo Horizonte, seguido por outros em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Recife. A iniciativa cresceu rapidamente, consolidando o Ministério Gideônico em diversas regiões do país.
Com o crescimento do Ministério Gideônico no Brasil surgiu a ideia de fundar uma Associação Nacional. Tomada a decisão de criação da Associação Nacional, na 7ª Conferência Nacional, de 17 a 19 de setembro de 1976 em Goiânia (GO), a cidade de Campinas (SP) foi escolhida para receber o escritório nacional.
Desta maneira, desde a instalação de Os Gideões Internacionais no Brasil, em 1958, distribuímos mais de 210 milhões de exemplares das Escrituras Sagradas em todo o país.